O guia definitivo do trabalho com o inconsciente

Compartilhe esse texto via:

Por aqui falo muito sobre inconsciente, porque ele está por trás de tudo o que acontece na nossa vida.

E quando falo tudo, é tudo mesmo. Se você quer entender o que acontece com suas finanças, sua saúde, seus relacionamentos, sua carreira etc, você precisa olhar esse material.

Mas para começarmos nosso trabalho com o inconsciente, temos que definir primeiro o que é inconsciente.

De acordo com o psiquiatra suíço Carl Jung, consciente é o que você percebe e identifica na sua vida. O inconsciente é, então, TUDO aquilo que você não vê. Aqui entram os padrões ocultos, os seus algoritmos de funcionamento.

E são eles que definem sua vida. É aqui que tudo de mais importante acontece.

São as dinâmicas involuntárias que acontecem na sua existência, aquelas coisas que você não entende por que acontecem. E, por serem involuntárias, você não escolhe que elas apareçam para você.

No trabalho com o inconsciente, há dois caminhos de transformação:

  1. Racional → Intuitivo
  2. Intuitivo → Racional

No primeiro caminho, do racional para o intuitivo, a iniciativa parte de nós.

Nessa alternativa, nós estudamos SOBRE o inconsciente. Investigamos suas leis e seus padrões (aqui entra em cena o curso A Rev8lução). E examinamos também os mitos e os arquétipos (que podem ser compreendidos em Despertando Suas Deusas).

Uma vez escolhido esse caminho, é hora de iniciar a jornada.

O primeiro passo é identificar ONDE o inconsciente está agindo na sua vida. E isso se mostra de duas formas.

Uma delas é através de DIFICULDADES/LIMITAÇÕES no dia a dia, como se tivesse uma barreira te impedindo de avançar.

Podem ser dificuldades de relacionamento, dificuldades profissionais, dificuldades financeiras, dificuldades em manter um estilo saudável de vida etc. Pode ser também uma dificuldade em prosperar nessas áreas.

Para melhorar a forma de lidar com as dificuldades nos relacionamentos, familiares ou amorosos, temos o Maestria do Amor.

Já para curar a maneira como encaramos as dificuldades financeiras contamos com o Maestria do Dinheiro.

Porém existe uma outra forma de identificar onde o inconsciente está atuando na sua rotina. Além das dificuldades e limitações, isso também aparece nos SINTOMAS.

Aqui temos os sintomas físicos (dor de cabeça, cólicas, mal-estar, problemas físicos em geral) e também os sintomas psíquicos (ansiedade, depressão, compulsões, procrastinação, falta de energia etc).

Quando se descobre que os sintomas são uma forma do inconsciente tentar se comunicar conosco, vem a seguinte pergunta: o que existe por trás deles?

Isso nos leva ao segundo passo da jornada: observar QUAIS PADRÕES do inconsciente estão por trás desses problemas/dificuldades.

Aqui voltam as ferramentas que citei no início do texto. A Rev8lução e Despertando Suas Deusas nos ensinam a trabalhar esses padrões de comportamento inconscientes.

Uma vez desvendado o primeiro caminho, podemos examinar o segundo.

No segundo caminho, do intuitivo para o racional, a iniciativa parte do inconsciente. Esse caminho se torna mais claro após nós tomarmos a iniciativa.

Nessa rota, o inconsciente se comunica conosco através da linguagem simbólica, que pode se manifestar de duas maneiras: através de SONHOS E VISÕES ou através de SITUAÇÕES DE VIDA.

Nos SONHOS E VISÕES temos um material de cura puro. Eles nos apontam problemas que não percebemos, e nos mostram caminhos simbólicos de solução.

Mas não basta que sonhemos com esse material. Ele deve vir para o racional, para ser interpretado, compreendido e incorporado à nossa vida.

Para entender o material simbólico dos sonhos, nós contamos com a ajuda de O Segredo dos Sonhos. Já para entender os símbolos dos arquétipos, nós nos servimos de Despertando Suas Deusas.

Agora, quando o material simbólico começa a aparecer no nosso dia a dia, é sinal de que o inconsciente está tentando se comunicar conosco através das SITUAÇÕES DE VIDA.

Podemos ver isso nos acidentes, transtornos inesperados, problemas com o carro, aborrecimentos com a casa, contratempos com documentos, coisas que quebram, desconforto em determinadas situações etc.

Se nessa etapa você não prestar atenção nos recados do inconsciente, ele vai fazer de tudo para te “incomodar”.

Vai roubar sua energia, vai travar a vida, vai te deixar em crise, vai fazer de tudo para você ficar de saco cheio, e decidir entrar na toca do coelho. Porque nosso principal instinto é o do crescimento.

E, de forma extraordinária, O Segredo dos Sonhos também nos ajuda aqui.

As mensagens do inconsciente levarão a novas descobertas e a ainda mais perguntas! O inconsciente te incita a tomar determinadas ATITUDES que, mesmo pequenas, farão toda a diferença. 

Esse é um processo cíclico, cada vez com melhores resultados (e durará por toda a vida).

À medida que a gente se aventura nesse trabalho com o inconsciente, vamos aprendendo cada vez mais detalhes e nuances que até então nos passavam despercebidos, o que faz toda a diferença na forma como encaramos a vida.

E quando a gente tem em mente algumas premissas principais, conseguimos facilitar ainda mais esse processo. Mas isso é assunto para um outro papo nosso.

Compartilhe esse texto via:

Inscreva-se na newsletter

Assine a minha newsletter e receba
conteúdos exclusivos por e-mail.

1 comentário em “O guia definitivo do trabalho com o inconsciente”

  1. Soraya Magalhães

    Vivenciei hoje uma sincronicidade justamente com o blog. Acompanho sempre as publicações, a cadência da escrita me despertam prazer pelo texto, muitas explicações dos cursos, a conexão dos assuntos, dos stories do instragram, se tornam mais claras para mim pelas postagens aqui. Como diz minha avó “fico acanhanda” para escrever nos comentários do blog mas hoje precisava fazer esse registro. Parabéns Dra Francis, seria uma delícia ler um livro escrito por você, dá um quentinho no coração 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress