Solve et coagula: como a alquimia pode te ajudar a materializar projetos

Compartilhe esse texto via:

Um tempo atrás, recebi uma pergunta muito boa: primeiro sonha e depois corre atrás do dinheiro para realizar o sonho ou primeiro ganha o dinheiro e depois realiza o sonho?

Vamos pensar em ciclos. E de forma alquímica.

Quando falamos de materializar projetos, isso envolve a combinação de dois processos alquímicos.

Esse processo é resumido pelo axioma “solve et coagula”.

Primeiro, coagular. Segundo, dissolver. Na sequência, novamente coagular. E aí, mais uma vez, dissolver.

Então, olha aí o desafio em três passos.

Primeiro passo: estou na fase de coagular (coagulatio)? Ou na fase de dissolver (solutio)?

Na coagulatio, as coisas ACONTECEM. Você está mais focado. Está com vontade de trabalhar. De fazer acontecer. A energia de trabalho está alta.

Você se vê mais prático. Mais pé no chão.

Nessa fase, as pessoas te procuram. As oportunidades aparecem. Mas…

Você precisa ter uma noção do que quer. Senão todo esse potencial de materialização acaba sendo desperdiçado em caminhos que não se concluem.

Essa é a fase do “ganhar dinheiro” lá do começo da nossa conversa.

Ou…

Você pode estar na fase de dissolver.

Aqui, a energia está para dentro, não para fora. Você passa a questionar sua vida. Questionar seus hábitos, como você faz. É a fase do “não sei ao certo o que eu quero”. Você se sente meio sem chão. Não está com aquela produtividade toda não.

A fase de dissolver trabalha as nossas crenças. Os erros que cometemos na construção da nossa “casinha” interior. É um olhar mais profundo, de fora. O contato com o conteúdo do inconsciente é maior.

Examinando como esse material pode aparecer nos sonhos, enquanto na fase de coagular sonhamos com comida e terra, na fase de dissolver sonhamos mais com o ar e a água.

Agora me diga, em que fase você (acha que) está? Coagular ou dissolver? Aliás, se prestar atenção, você perceberá as duas energias presentes. Apenas tente achar a dominante.

Então, voltando à pergunta inicial, se você está na fase do coagular, a resposta é: primeiro ganha dinheiro, e depois realiza o sonho.

Por outro lado, se você está na fase de dissolver, a resposta é mais perto de: primeiro sonha e depois corre atrás do dinheiro.

Se você está na fase de coagular, saiba que em breve você vai dissolver. E vice-versa. Afinal, ninguém é ultra-focado e produtivo full time. Nós temos ciclos. As fases naturalmente se sucedem, num ciclo. Ao menos, é o que acontece quando não emperramos o processo.

E saber disso te ajuda a se organizar melhor.

Agora vem o segundo passo do desafio: se você está na fase de coagular, você precisa se conectar com o PRAZER. E se você está na fase de dissolver, você precisa se conectar com o DESAPEGAR.

E aí você pode se perguntar: tá, mas tem um jeito mais fácil de identificar isso?

Tem! Lembra que eu falei que esse material pode aparecer nos sonhos como comida e terra (coagulatio) e ar e água (solutio)? Pois bem, os sonhos são um poderoso aliado para descobrirmos em que fase estamos.

Ah, mas aqui a gente não gosta de coisa rasa não. Então vamos complicar um pouquinho: digamos que você está sonhando com água (solutio) e comida (coagulatio). E agora??

Bom, você pode estar nas duas fases, mas em áreas diferentes da vida. Aí que está o segredo. Você pode, por exemplo, estar coagulando no trabalho e dissolvendo vínculos familiares.

Para saber o que é o que, precisamos dos outros dados do sonho. Vamos supor que você sonha que está no mar, com seus pais. Ah, a operação em questão (solutio) está no âmbito familiar.

Agora, e se você sentir que na vida está na fase do dissolver, mas os sonhos estão aparecendo com muita comida e passeios por lugares desconhecidos?

Aí é sinal de que está na hora da transição. O sonho já está te apontando que a energia do coagular está se manifestando. Ou seja, se a gente pega a mensagem do sonho, já sabe que é hora de trocar de estratégia. É outra energia agora.

Por isso que um dos sonhos mais promissores em termos profissionais que existe é o compartilhar uma refeição (exemplo, um jantar) com um sócio ou alguém do trabalho.

Isso está ativando a energia do coagular.

Aliás, por que você acha que os grandes negócios são fechados em jantares? E não na mesa de trabalho? 

É inconsciente. Mas é a ativação da coagulatio.

Lembro, inclusive, de uma frase do Warren Buffet: “só fecho negócio com quem eu dividiria um jantar”. Ele não sabe, mas está falando de alquimia.

Ok, vamos continuar. Tudo certo até aqui? Então agora vamos pro…

Terceiro passo: desempacar.

Digamos que você nunca sonha com comida, sempre com água e ar. O que isso significa?

Que você está empacado nessa operação. E você precisa concluir a operação para desempacar.

Por exemplo, imagine que você está doido para coagular de uma vez por todas.

Para facilitar, pense na coagulatio como a criação. Aqui você cria um caminho profissional. Um patrimônio. Um relacionamento (é aqui que você conhece o amor). Uma casa. Uma família (é nessa fase que as mulheres conseguem engravidar).

Mas você só entra no coagular quando TERMINAR de dissolver. Por exemplo, pode ter uma crença limitante na tua cola. O ar e a água estão tentando dissolver isso aí. Você precisa se concentrar em trabalhar essa crença primeiro.

Senão imagine o caos que seria. Pense em você com uma forte síndrome do impostor. Não acredita em si. E aí você passa numa seleção para uma vaga concorridíssima. Na nova empresa, estão prontos para tirar seu sangue.

Você, com todas essas limitações, vai entrar na onda, se sobrecarregar. Vai ter dificuldade de falar “não”. Você pode entrar num ciclo cada vez mais adoecido. Então, para te proteger, a tua sabedoria interna te coloca no dissolver.

Daí você empaca no trabalho. Começa a ter dúvidas. Se sente “sem chão”. Por quê? É preciso dissolver crenças. É hora do trabalho interno mais profundo: por mais que você queira coagular e mostrar seu valor, a sua sabedoria interna vê mais longe.

Portanto, o terceiro passo é: não brigue com a operação. Confie. Se é para dissolver, então se joga. Naturalmente, a operação se concluirá. E você entrará novamente no coagular. Mais fortalecido, mais consciente.

Agora, dá para estimular a entrada em uma das fases?

Claro! A gente faz isso, mas nem sempre percebe. Só que para isso precisamos da “permissão” do inconsciente.

Se os seus sonhos e vida estiverem firmes no dissolver, não adianta se atropelar. Primeiro dissolve. Aí os sonhos começam a sair da água e ir para a terra. Ah, agora sim, você pode jogar sua energia simbólica no coagular e fortalecer esse movimento.

Vou dar um exemplo bem prático: eu tinha uma paciente que estava estudando para concurso. Nós combinamos, até para distraí-la um pouco da neura, que seguiríamos o solve et coagula.

Quando fosse fase de coagular, ela estudaria novos conceitos. Quando fosse dissolver, ela revisaria aqueles que tinha dificuldade.

Como ela sonhava direto, era fácil. Só que deu tão certo, mas TÃO certo, que ela continua fazendo isso até hoje (mesmo ela já tendo passado).

Outro exemplo que eu usei no curso dos sonhos: imagine que você começa um negócio próprio, com um sócio. Você está no coagular.

No fim desse ciclo, surgirão os problemas. Geralmente o fim do coagular traz sintomas físicos – afinal, é a operação da terra: cansaço, insônia, dor de cabeça etc.

Aí você vai entrar no dissolver. E fazer uma revisão das crenças limitantes que apareceram com tanta clareza na fase de coagular.

Talvez você se dê conta que o estresse foi por conta de desentendimentos com o sócio. E perceba que fez uma sociedade por insegurança da sua parte mesmo.

E aí você conclui o dissolver. Sai da sociedade. E entra num novo coagular – mais maduro.

Bonito, né?

Quer descobrir mais sobre sonhos e alquimia e como extrair poderosas mensagens da linguagem simbólica do inconsciente? Clique no botão abaixo e faça o download do e-book exclusivo.

Compartilhe esse texto via:

Inscreva-se na newsletter

Assine a minha newsletter e receba
conteúdos exclusivos por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress