O que é isso de pequena gente?

Compartilhe esse texto via:

Sempre que surge esse assunto no Instagram tem alguém que pergunta que raios é isso de pequena gente.

A “pequena gente” é como Jung chama os pequenos trabalhadores do inconsciente. O IChing chama de helpers. Eles estão presentes em INÚMEROS mitos, histórias e contos. As formiguinhas que ajudam Psiquê na história de Eros e Psiquê. Pequenos duendes, povo das fadas. Fada madrinha de Cinderela, elfos domésticos de Harry Potter, R2D2 de Guerra nas Estrelas, e mais tantos outros que nem consigo lembrar.

O que Jung fala é que a pequena gente sempre se dispõe a ajudar. Mas precisamos pedir ajuda. Precisamos conhecê-los e entendê-los.

Para entendermos esse conceito, precisamos rever o que sabemos sobre nós. Nós, eu e você, quando o assunto é a nossa dinâmica interna, temos que entender que não somos o CEO. Nem a diretoria. Mas um simples subgerente em algum lugar.

O nosso papel é ORGANIZAR as nossas prioridades. O que vamos fazer no dia, o que não vamos.

Não tomamos as master-blaster decisões. Essas grandes decisões, grandes caminhos de vida, vêm de aspectos mais profundos nossos. MAS também não somos o chão de fábrica. Não somos nós que fazemos a magia acontecer.

Você já tentou se dar uma ordem, e desobedeceu a si mesmo? Se sim, você já entendeu o conceito de pequena gente. “Vamos terminar esse projeto aqui HOJE”. E nada, não saiu NADA do papel. Mas se foi você mesmo que decidiu fazer, como é que é possível não cumprir?!?

Porque você não está sozinho/a. Quem faz tudo é a pequena gente. Aspectos inconscientes nossos, que trabalham muito! Projetos. Dieta. Encontrar vaga na rua. Tudo.

O princípio aqui é: o inconsciente tem um potencial de trabalho e de fazer acontecer MUITO GRANDE. Nas histórias, os pequeninos aparecem quando a necessidade vem do coração, é sincera e está de acordo com o nosso potencial de crescimento.

Qual é, então, o seu papel? Aprender a ser um bom chefe. Mantenha seus mini-funcionários felizes. Peça coisas sensatas, respeitosas, que tenham uma boa razão de ser, que levem em conta a necessidade de descanso.

Se você for excessivamente controlador, autopunitivo, rígido, perfeccionista, a sua pequena gente vai fazer um motim. E você vai procrastinar horrores. Simples assim.

A logística é supersimples. Você precisa definir com exatidão o que acredita ser benéfico para você. E, sim, não adianta muito (com a pequena gente, especificamente) falar “traga o que for melhor”. Seja claro e específico.

Como eles são pequenos trabalhadores, a ideia é que você saiba ser um bom chefe. Que dê orientações precisas, e os deixem felizes.

Combine com eles uma recompensa. Que, claro, você desfrutará com eles. Não tem barganha, não tem cobrança. Apenas gentileza. Pense em criaturinhas tímidas e sensíveis, que se escondem ao menor sinal de autocrítica ou agressividade.

Quem é bom de filme e história: que exemplos de pequena gente você lembra? 

Compartilhe esse texto via:

Inscreva-se na newsletter

Assine a minha newsletter e receba
conteúdos exclusivos por e-mail.

7 comentários em “O que é isso de pequena gente?”

  1. Maria Cristina Recco

    Bom dia dra Francis.
    Recebi no fim de semana um lindo convite seu para fazer parte do curso Revolução
    Porém como só vejo meus email durante a semana, fiquei arrependida de não ter visto antes.
    Eu quero muito fazer o curso
    Caso tenha ficado uma vaga, poderia me deixar pertencer ao curso?
    Vou esperar seu retorno com definhou cruzados pra dar sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress